Guia Rápido – Japão

Quioto Japão
Quioto Japão

Japão, o País do Sol Nascente…

Nesta terra de contrastes, encontramos uma harmonia perfeita entre as tradições antigas e o mundo moderno.

Sentimo-nos como se conseguíssemos viajar no tempo entre o passado e o futuro… no mesmo local!  Ao lado de uma arquitetura futurista conseguimos encontrar templos tradicionais de madeira… Ao lado do centro fervilhante e louco da cidade, encontramos tranquilas e deslumbrantes paisagens naturais…

A pulsante capital Tóquio,os belos templos de Kyoto,o fantástico Monte Fuji, as cerejeiras em flor em Okinawa ou Hokkaido,a maravilhosa culinária, as cidades como Osaka, Sapporo, Nara , Hiroshima e Nagasaky, muitas são as razões para visitar o Japão.

A cultura do respeito, educação, disciplina e da exemplar organização tornam a visita a este país uma experiência única.

Capital

 Tóquio

Língua oficial

 Japonês. Apesar de o Inglês ser obrigatório no sistema de ensino, nem sempre é fácil, sobretudo fora dos locais mais turísticos, comunicar facilmente noutra língua que não a nipónica, pelo que é aconselhável familiarizar-se com algum vocabulário básico de japonês.

Dinheiro

  • Moeda Oficial – Iene (JPY)
  • Cartões de crédito e ATM – Para além dos bancos, existem caixas automáticas nas agências do correio e nas lojas de conveniência.

Com cartão de débito ou crédito (estrangeiro), o local mais fácil para levantar dinheiro é nas lojas de conveniência Seven & Holdings – Seven Eleven Convenience Store.

As máquinas automáticas ATM  são frequentes, mas o mais provável é que elas não aceitem cartões estrangeiros. Contudo, nas grandes cidades, como Tóquio, Osaca e Quioto, e nos aeroportos principais, é possível encontrar ATM que funcionem com cartões estrangeiros.

Clima

O Japão tem geralmente um clima ameno, sendo as estações do ano bem distintas. Junho é o mês da chuva no Japão, com calor e muita humidade. Entre Julho e Setembro, o Centro e Sul do Japão são, por vezes, assolados por tufões.

As melhores altura para visitar o país são a primavera (de março a maio) e o outono (de setembro a novembro). Na primavera acontece a famosa sakura – o período em que as cerejeiras começam a florir, que se mantêm durante apenas uma semana. O outono também é uma boa época pelas suas temperaturas amenas e pela paleta de cores fantásticas que banha o país.

É importante também ter em conta as épocas de festividades, em que os preços aumentam, e se tornam bastante difíceis os transportes e alojamentos:

– Semana dourada, que decorre no final de abril e principio de maio (29 de abril a 5 de maio e finais de semana adjacentes)

-Festival O-Bon (o festival dos Mortos) que decorre em meados de agosto (a semana centralizada em 15 de agosto)

-Ano novo – Shōgatsu – (27 de dezembro a 4 de janeiro e finais de semana adjacentes) em que está quase tudo fechado.”

Visto

Cidadãos de 68 países que vêm ao Japão para fins turísticos, incluindo Hong Kong, Coreia, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA, Reino Unido e quase todos os países europeus não precisam de visto e receberão permissão para estadias de curta duração à chegada.

Pode verificar quais são estes países em https://www.mofa.go.jp/j_info/visit/visa/short/novisa.html#list

Visitantes de fora desses 68 países devem solicitar um visto com antecedência.

Aeroportos principais

Aeroporto Internacional de Nagoya – NGO
Aeroporto Internacional de Narita (Tokio) – NRT
Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka) – KIX
Aeroporto de Haneda (Tokio) – HND

Fuso Horário

GMT +9

Telecomunicações e Internet

  • Indicativo +81
  • Internet –  Internet Wifi é muito fácil de encontrar nas principais cidades do Japão, nos aeroportos, nos hotéis e hosteis, etc. No entanto, no caso de planear visitar zonas mais remotas, é recomendado o aluguer de um Hotspot pessoal ou um Pocket Wifi, nos quiosques que estão localizados nos principais aeroportos.

Religião

As principais religiões no Japão são o Xintoísmo e o Budismo

Saúde

A rede sanitária é de muito boa qualidade. Não existem patologias específicas japonesas nem registo de contaminação humana por vírus com potencial pandémico.

Nenhumas vacinas específicas são obrigatórias para entrada no Japão.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *