Sobre Malásia

A Malásia, situada no Sudoeste Asiático, divide-se em duas regiões: a Malásia peninsular, limitada pela Tailândia e Singapura, com várias cadeias montanhosas, e as províncias da Malásia Oriental, Sabah e Sarawak na ilha de Bornéu, a 700 km do Mar da China Meridional, onde domina a selva e uma extensa rede fluvial.
A cultura diversificada e fascinante da Malásia é um dos seus principais atrativos. Como cenário de uma vibrante fusão entre culturas e costumes malaios, chineses e indianos, estão fantásticas florestas tropicais húmidas, montanhas, ilhas paradisíacas e praias coloridas a dourado e azul turquesa.

Capital

Kuala Lumpur

Língua oficial

Malaio e Inglês

Dinheiro
• Moeda Oficial- Ringgit (MYR)
• Cartões de crédito e ATM – São frequentes as caixas ATMs espalhadas por todas as cidades e a maioria aceita Visa, Mastercard e outros cartões, sendo um pouco mais complicado encontrá-las nas zonas rurais. É possível trocar dinheiro em praticamente todos os bancos comerciais e nas casas de câmbio que se encontram frequentemente nas zonas turísticas, centros comerciais e aeroportos. Normalmente, encontram-se taxas de câmbio melhores fora dos aeroportos, KL Sentral Station e hotéis. No entanto, poderá ser difícil conseguir trocar dinheiro fora dos principais pontos turísticos. Os cartões de crédito são aceites em praticamente todos os restaurantes, hotéis e centros comerciais.

Clima

De dezembro a fevereiro e de maio até agosto são os melhores alturas para visitar a Malásia, porém pode ocorrer chuvas nesses meses também, apenas a probabilidade é menor. O mês com menos ocorrências de chuvas é em Julho.
De março a abril e de setembro a novembro são as alturas mais chuvosas em Kuala Lumpur.
Apesar de ser muito difícil evitar a chuva, é possível visitar a Malásia praticamente durante todo o ano.
Por estar localizada próximo do equador, a Malásia tem um clima húmido e quente ao longo de todo o ano, com temperaturas a oscilar entre 20ºC e 30ºC e uma com uma humidade próxima de 90%.
Se deseja visitar as praias, tenha em consideração que há diferenças entre a costa ocidental e oriental:
Na costa Ocidental, de maio a outubro (época das chuvas), as chuvas são moderadas, com breves trovoadas durante a tarde.
Na costa Oriental, as chuvas são muito intensas nos meses de novembro a fevereiro, portanto será uma época a evitar.

Visto

Os cidadãos que pretendam deslocar-se à Malásia devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.
Dependendo do país de origem, as exigências de visto variam bastante. Aconselhamos a consulta da embaixada da Malásia no seu país para confirmar quais as condições exigidas.

Aeroportos principais

Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KUL)
Aeroporto Internacional de Penang (PEN)

Fuso Horário

GMT + 8

Telecomunicações e Internet
•  Indicativo +60
• Internet – É bastante fácil aceder a Wi-Fi gratuitamente em praticamente todo o lado. O acesso à Internet é mais difícil nas zonas menos desenvolvidas e nas áreas mais remotas da Península e no Bornéu Malaio.

Religião

A Constituição da Malásia permite a liberdade de religião. A religião oficial e dominante é o Islamismo.

Saúde

É aconselhável beber sempre água engarrafada, comer fruta que tenha sido previamente descascada ou cozida, evitar gelo nas bebidas, evitar carne e peixe crus ou mal cozinhados.
São normalmente recomendadas (para além das vacinas de rotina) as seguintes:
• Hepatite A
• Encefalite Japonesa
• Raiva
• Febre Tifóide
• Febre Amarela
Não existe qualquer risco de malária nas zonas de costa e urbanas.
A profilaxia da Malária (Mefloquina, Malarone ou Doxycyclina) é especialmente recomendada nas zonas rurais do Bornéu Malaio (províncias de Sarawak e Sabah) e nas zonas de floresta e menos desenvolvidas do interior da Malásia peninsular.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *