Sobre o Cambodja

O Cambodja atual é o estado sucessor do poderoso império Khmer que dominou grande parte do que hoje é a Tailândia, o Laos e o Vietname. As ruínas deste império podem ser vistos nos espantosos templos de Angkor Wat, monumentos incomparáveis ​​em escala e grandeza no Sudeste Asiático.

Após o ainda relativamente recente e horrível genocídio realizado pelo regime do Khmer Vermelho entre 1975 e 1979, em que mais de 2 milhões de pessoas foram mortas, o Cambodja é um país que ainda está a tentar encontrar o seu caminho. A maioria dos habitantes ainda é afetada por isso diariamente.

Apesar de todo este sofrimento, os cambodjanos tem como característica um espírito inquebrável  e um otimismo e sorriso contagiante.

 É impossível sair do país sem um sentimento de  admiração pelos habitantes deste reino.

Para além dos imperdíveis templos de Angkor Wat, existem muitas outras razões para visitar o Cambodja.  As curiosas cidades de Phnom Penh, Battambang  e Siem Reap, o ritmo da vida rural, as paisagens de arrozais e deslumbrantes  palmeiras, a costa sul ornamentada por ilhas tropicais e vilas de pescadores, as Montanhas Cardamomo, parte de um vasto deserto tropical são apenas alguns exemplos que tornam fantástica a viagem ao Reino do Cambodja.

Capital

 Phonm Penh

Língua oficial

 A língua oficial é o Khmer, falada pela maioria da população.

O francês e o inglês são também línguas faladas por todo o país. A língua francesa é falada principalmente pelas gerações mais antigas.

Dinheiro

  • Moeda Oficial – Riel
  • Cartões de crédito e ATM – Nas principais cidades (Phnom Penh, Siem Reap, Sihanoukville, Battambang e Kompong Cham) já há ATM compatíveis com cartões de crédito das redes Visa e MasterCard e a dispensar dólares norte-americanos. Também nestas cidades é possível levantar dinheiro com cartões de crédito, gratuitamente, nos balcões do Canadia Bank e da Union Commercial Bank.

Clima

Época chuvosa – Maio a Outubro, atingindo o pico de chuva no período de Julho a Setembro com chuvas praticamente diárias.

Época seca – Outubro a Abril. De Novembro a Janeiro as temperaturas normalmente estão mais baixas (por volta dos 20º), aumentando a partir de Fevereiro até Abril.

Desta forma, os melhores meses para visitar o Camboja são dezembro e janeiro (época alta)

Visto

O visto é obrigatório e pode ser obtido das seguintes formas:

-Junto das Embaixadas e Consulados do Camboja;

-À entrada no país (Visa On Arrival) nos aeroportos internacionais de Phnom Penh e Siem Reap ou, em caso de entrada por via terrestre pela Tailândia, nas fronteiras de Meanchey, Poipet, Cham Yeam e Banteay.

-No caso de entrada por via terrestre pelo Vietname, em Bavet ou Ka-Om Samnor, o visto deverá ser obtido previamente junto de uma Embaixada ou Consulado do Camboja.

-Via online em e-Visa Camboja. Os passaportes deverão ter um prazo de validade mínimo, à data de entrada no país, de 6 meses e deverão ser acompanhados por 1 fotografia tipo passe.

Aeroportos principais

Phnom Penh – Pochentong (PNH, Camboja)

Siem Reap (REP, Camboja)

Sihanoukville  (KOS, Camboja)

Fuso Horário

GMT +7

Telecomunicações e Internet

  • Indicativo +855
  • Internet – O Wi-Fi está disponível na grande maioria de hotéis, restaurantes, mini-mercados, cafés, cybercafés ou centros comerciais de Phnom Penh e Siem Reap. Nas províncias o acesso à internet poderá ser mais limitado e mais caro.

Religião

A religião oficial do país é o Budismo.

Saúde        

Para além das vacinas de rotina, que deverão estar sempre em dia, poderão ser aconselhadas as seguintes vacinas:

  • Hepatite A
  • Febre Tifóide
  • Encefalite Japonesa
  • Raiva
  • Febre Amarela

A profilaxia da Malária é recomendada para todas as áreas excepto no complexo de templos de Angkor Wat, Phnom Penh e nas redondezas do Lago Tonle Sap.

Recomenda-se o uso de Mefloquina, Malarone ou Doxycyclina.

Excepções: a Mefloquina não é eficaz nas províncias de Koh Kong, Preah Vihear, Siem Reap, Oddar, Meanchey, Banteay Meanchey, Battambang, Pailin e Pursat.

Há ainda mais alguns cuidados essenciais durante a viagem pelo Camboja, de forma a evitar algumas complicações de saúde:

-Evitar carne e peixe crus ou mal cozinhados;

-Beber sempre água engarrafada;

 -Evitar gelo nas bebidas;

 -Comer fruta que tenha sido previamente descascada ou cozida.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *