
O Cambodja atual é o estado sucessor do poderoso império Khmer que dominou grande parte do que hoje é a Tailândia, o Laos e o Vietname. As ruínas deste império podem ser vistos nos espantosos templos de Angkor Wat, monumentos incomparáveis em escala e grandeza no Sudeste Asiático.
Após o ainda relativamente recente e horrível genocídio realizado pelo regime do Khmer Vermelho entre 1975 e 1979, em que mais de 2 milhões de pessoas foram mortas, o Cambodja é um país que ainda está a tentar encontrar o seu caminho. A maioria dos habitantes ainda é afetada por isso diariamente.
Apesar de todo este sofrimento, os cambodjanos tem como característica um espírito inquebrável e um otimismo e sorriso contagiante.
É impossível sair do país sem um sentimento de admiração pelos habitantes deste reino.
Para além dos imperdíveis templos de Angkor Wat, existem muitas outras razões para visitar o Cambodja. As curiosas cidades de Phnom Penh, Battambang e Siem Reap, o ritmo da vida rural, as paisagens de arrozais e deslumbrantes palmeiras, a costa sul ornamentada por ilhas tropicais e vilas de pescadores, as Montanhas Cardamomo, parte de um vasto deserto tropical são apenas alguns exemplos que tornam fantástica a viagem ao Reino do Cambodja.
Capital
Phonm Penh
Língua oficial
A língua oficial é o Khmer, falada pela maioria da população.
O francês e o inglês são também línguas faladas por todo o país. A língua francesa é falada principalmente pelas gerações mais antigas.
Dinheiro
- Moeda Oficial – Riel
- Cartões de crédito e ATM – Nas principais cidades (Phnom Penh, Siem Reap, Sihanoukville, Battambang e Kompong Cham) já há ATM compatíveis com cartões de crédito das redes Visa e MasterCard e a dispensar dólares norte-americanos. Também nestas cidades é possível levantar dinheiro com cartões de crédito, gratuitamente, nos balcões do Canadia Bank e da Union Commercial Bank.
Clima
Época chuvosa – Maio a Outubro, atingindo o pico de chuva no período de Julho a Setembro com chuvas praticamente diárias.
Época seca – Outubro a Abril. De Novembro a Janeiro as temperaturas normalmente estão mais baixas (por volta dos 20º), aumentando a partir de Fevereiro até Abril.
Desta forma, os melhores meses para visitar o Camboja são dezembro e janeiro (época alta)
Visto
O visto é obrigatório e pode ser obtido das seguintes formas:
-Junto das Embaixadas e Consulados do Camboja;
-À entrada no país (Visa On Arrival) nos aeroportos internacionais de Phnom Penh e Siem Reap ou, em caso de entrada por via terrestre pela Tailândia, nas fronteiras de Meanchey, Poipet, Cham Yeam e Banteay.
-No caso de entrada por via terrestre pelo Vietname, em Bavet ou Ka-Om Samnor, o visto deverá ser obtido previamente junto de uma Embaixada ou Consulado do Camboja.
-Via online em e-Visa Camboja. Os passaportes deverão ter um prazo de validade mínimo, à data de entrada no país, de 6 meses e deverão ser acompanhados por 1 fotografia tipo passe.
Aeroportos principais
Phnom Penh – Pochentong (PNH, Camboja)
Siem Reap (REP, Camboja)
Sihanoukville (KOS, Camboja)
Fuso Horário
GMT +7
Telecomunicações e Internet
- Indicativo +855
- Internet – O Wi-Fi está disponível na grande maioria de hotéis, restaurantes, mini-mercados, cafés, cybercafés ou centros comerciais de Phnom Penh e Siem Reap. Nas províncias o acesso à internet poderá ser mais limitado e mais caro.
Religião
A religião oficial do país é o Budismo.
Saúde
Para além das vacinas de rotina, que deverão estar sempre em dia, poderão ser aconselhadas as seguintes vacinas:
- Hepatite A
- Febre Tifóide
- Encefalite Japonesa
- Raiva
- Febre Amarela
A profilaxia da Malária é recomendada para todas as áreas excepto no complexo de templos de Angkor Wat, Phnom Penh e nas redondezas do Lago Tonle Sap.
Recomenda-se o uso de Mefloquina, Malarone ou Doxycyclina.
Excepções: a Mefloquina não é eficaz nas províncias de Koh Kong, Preah Vihear, Siem Reap, Oddar, Meanchey, Banteay Meanchey, Battambang, Pailin e Pursat.
Há ainda mais alguns cuidados essenciais durante a viagem pelo Camboja, de forma a evitar algumas complicações de saúde:
-Evitar carne e peixe crus ou mal cozinhados;
-Beber sempre água engarrafada;
-Evitar gelo nas bebidas;
-Comer fruta que tenha sido previamente descascada ou cozida.