10 Lugares fantásticos em Laos

1-VIENTIANE

Na Capital de Laos, banhada pelo Rio Mekong, podemos encontrar uma interessante mistura entre a arquitetura colonial francesa do século XIX  e templos budistas. Aqui podemos ver os templos Pha That Luang, símbolo nacional coberto em ouro e datado do século XVI,  Haw Pha Kaeo, conhecido como Templo do Buda de Esmeralda  e santuários como Wat Si Saket, com milhares de imagens de Buda e o Wat Si Muang, construído sobre as ruínas de um santuário hindu.

Outras atrações são o famoso Buddha Park (Xieng Khuan) a 25km da cidade, com mais de 200 estatuas budistas e hinduistas, Museu Nacional do Laos, que conta a história do país e  o Memorial de Guerra de Patuxai, um arco no qual os visitantes podem subir para ver a cidade.

2-PAKSE 

Foto por http://topmekongcruises.com/pakse-laos

Pakse foi fundado pelos colonialistas franceses em 1905. Aqui podemos visitar as ruínas de um templo no monte Phou Asa , também Wat Luang, aquele que é considerado o templo mais bonito de Pakse e  Wat Phabad, o maior e mais antigo templo de Pakse, em que há rumores de Buda ter deixado a sua pegada. Pakse é considerada uma boa base para visitas a algumas das maiores atracções da região como as cascatas de Bolaven Plateau e Tad Fane, a poucos kms de distância, as ruínas Khmer de Wat Phu e as ilhas Si Phan Don (4000 islands).

3-VANG VIENG 

Vang Vieng é considerada a meca dos backpackers. Uma das principais atrações é o Tubing, a descida do rio Nam Song numa bóia de borracha, com paragens em bares e festas à beira rio.

Para além desta famosa atividade, é um óptimo local para fazer trilhas, escalada, canoagem, moto4,  explorar grutas, slide nas florestas e saltos para as lagoas.

Além destas atividades de aventura, Vang Vieng é o local perfeito para quem gosta de vida noturna, no meio de um cenário natural fantástico.

4-LUANG PRABANG 

Luang Prabang é o principal destino turístico do Laos, localizada numa península formada pelos rios Mekong e Nam Khan. Declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco, Luang Prabang é uma cidade que combina arquitetura colonial francesa com o misticismo budista.

O comércio em Luang Prabang é vibrante e a gastronomia maravilhosa. As principais atrações estão no chamado Old Quarter, o Centro Histórico de Luang Prabang. Aqui poderá visitar Haw Kham, o Palácio Real em que, para além de sua arquitetura fantástica e do museu com objetos da família real,  pode-se ver o templo Phra Bang logo na entrada.

Perto do palácio poderá visitar o Phou Si, um morro que guarda o templo That Chomsi e uma vista de 360 graus de Luang Prabang a mais de 100 metros acima da cidade. Terá de subir mais de 300 degraus, mas vale muito a pena, especialmente se for ao pôr-do-sol.

Outra atração de Luang Prabang é assistir na rua Th Sisavangvong à “ronda das almas”, quando os monges budistas, vestidos de cor-de-açafrão, deixam os templos em busca de doações da população. Nessa mesma rua, à noite acontece o night market com inúmeras bancas de comida e produtos locais, incluindo artesanato.

A 30km do centro, não pode deixar de visitar as maravilhosas quedas de àgua Kwang Si e até subir pelos caminhos ao lado da cascata e surpreender-se pelo fantástico cenário no topo da mesma.

Outra atividade famosa nos arredores de Luang Prabang é visitar as reservas de elefantes. Verifique antes de ir, qual o tipo de tratamento que dão aos animais, se estão em cativeiro e se a visita não inclui montar nestes animais mas sim um contacto saudável e natural com eles. Estes tours muitas vezes incluem programas em conjunto com uma visita às cavernas do Park Ou Cave e cascatas. Aproveite também e relaxe nos bares e restaurantes do rio Mekong e Nam Khan. 

5-PLANÍCIE DOS JARROS

Foto por https://lifepart2.com/photo-cold-and-windy-day-on-the-plain-of-jars/

 A alguns largos kilómetros a norte de Luang Prabang, situa-se a extensa planície dos jarros, uma das áreas de Laos que foi mais bombardeada durante a guerra do Vietname. Com jarras (algumas com mais de 2 metros) com mais de dois mil anos de origem incerta, o caminho para chegar a esta planície por terra é bastante difícil, mas compensa quer pelas paisagens pelo caminho, quer pelo cenário insólito adornado pelas jarras.

6- THAKHEK

Foto por  http://escapology.eu/2014/12/23/my-top-3-motorbike-tours-in-southeast-asia/thakhek-loop-motorbike-18/

A 340 km de Viantiane encontra-se a cidade de Thakhek, onde se pode usufruir do prazer de explorar zonas do país praticamente sem turistas. Aqui, poderá fazer o Thakhek Motorbike Loop, um roteiro de moto espetacular com duração de cerca de 4 dias entre aldeias remotas, rios, cascatas, cavernas, campos de arroz, piscinas naturais de agua turquesa, entre outros cenários fantásticos.

7-FOUR THOUSAND ISLANDS: SI PHAN DON

As “quatro mil ilhas” (SI PHAN DON) são as porções de terra que surgem no rio Mekong, no extremo sul do Laos junto à fronteira com o Camboja.

O Rio Mekong, que nasce no Tibet, passa pela China, Myanmar, Laos, Tailândia, Camboja até ao Vietname é um rio emblemático na vida das populações e na cultura do sudoeste asiático.

Si Phan Don é um lugar tranquilo onde a vida gira à volta do rio.

As ilhas mais importantes são:  Don Khong,  Don Det e  Don Khon. As ilhas Don Det e Don Khon estão muito próximas uma da outra, ligadas por uma pequena ponte que pode ser atravessada por carro ou bicicleta.

Don Khong é a maior das ilhas e apresenta as melhores opções de Alojamento , restaurantes e transporte com o continente (via ferry-boat).

Nestas ilhas, as principais atividades são: fazer praia, passeios de bicicleta e canoa, visitar cascatas, fazer passeios de barco e visionamento de golfinhos e, uma das especialidades da zona… relaxar.

8- PARQUE NATURAL  PHU HIN BUN

Foto por  http://backpackeradvice.com/destinations/asia/where-go-laos.html

O Parque Natural Phu Hin Bun é uma enorme região selvagem no centro de Laos com paisagens fantásticas de rios turquesa, florestas de monção,  grutas e penhascos de pedra calcária.

Uma viagem à gruta Tham Kong Lor , uma das maiores grutas de Laos é uma excelente escolha para explorar este parque. Com uma extensão de 7,5Km e 50metros de altura em algumas zonas,  tem de ser percorrida parte de barco e parte a pé. À saída da gruta o cenário é maravilhoso, uma piscina natural sagrada para os locais, com àguas cor de esmeralda com uma envolvência verde de paz e tranquilidade.

9- PARQUE NATURAL  NAM HA

Foto por  http://www.lionheartv.net/2017/11/dr-filiberto-pollisco-jr-advises-everyone-discover-southeast-asias-natural-heritage-parks/

O Parque Nacional de Nam Ha é uma área protegida na província de Luang Namtha, no norte do Laos. Este parque, destino de eleição para eco-turismo  é o lar de uma variedade de grupos étnicos e diversas espécies de animais e plantas. Os tours são limitados a pequenos grupos, cada agente tem suas próprias rotas e, em princípio, cada vila recebe visitantes não mais do que três vezes por semana. As autoridades fornecem informações sobre práticas florestais sustentáveis e de pesca e defendem o turismo responsável.

10 –GRUTAS VIENG XAI

Foto por http://blogs.bootsnall.com/beaker/tag/vieng-xai

Vieng Xai está situado no nordeste do país na província de Hua Phan, mesmo ao lado da fronteira vietnamita.

É possível juntar-se a um tour e visitar os vários importantes complexos históricos de cavernas de guerra, situados em belos jardins e fabulosas paisagens de calcário.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *