Sobre o Vietname

O Vietname atual é uma verdadeira Fénix renascida das cinzas. Depois de séculos de invasões chinesas e mongóis, a colonização francesa, a ocupação japonesa e finalmente a guerra civil entre norte e sul (guerra do Vietname) que terminou há pouco mais de quarenta anos, esta nação está a crescer rapidamente com uma dose de esperança contagiante.

E desengane-se quem pensar que os vietnamitas estão ressentidos com o ocidente e que as suas conversas andam à volta de bombas, guerras e marcas do passado sangrento. A esperança é a palavra de ordem, os Vietnamitas estão focados no futuro e uma forte febre de comércio agarra a nação.

É uma ótima altura para visitar o Vietname, para assistir a todo este fluxo de vitalidade e otimismo deste país em franco crescimento.

No entanto, a política voltada para uma economia de mercado provoca um grande fosso entre ricos e pobres e a vida, para grande parte da população, permanece difícil.

Há uma diferença igualmente marcada entre o norte e o sul, uma profunda divisão psicológica que havia muito tempo antes da guerra americana, que está enraizada na cultura vietnamita.

Os habitantes do norte são considerados reticentes, económicos, respeitadores da lei e sem o dinamismo e o conhecimento empresarial de seus compatriotas mais a sul. Não surpreendentemente, isso é refletido na economia do país: o sul é o mecanismo de crescimento do Vietname, possui menor desemprego, salários médios mais altos, e a cada vez mais deslumbrante Cidade de Ho Chi Minh está a tornar-se uma das maiores cidades asiáticas.

 A grande riqueza geográfica, cultural e de biodiversidade tornam este país num dos mais fantásticos destinos asiáticos para quem gosta de aventura e paisagens deslumbrantes.

Capital – Hanoi

Língua oficial – Vietnamita (o inglês é a língua estrangeira mais falada, especialmente nos locais mais turísticos).

Dinheiro

  • Moeda Oficial – Dong (VND). Nos centros urbanos o Dólar Americano é aceite.
  • Cartões de crédito e ATM – Caixas ATM são facilmente encontradas nos grandes centros turísticos e funcionam sem problemas com os cartões internacionais, como Visa, Electron e Mastercard.

Clima

Época Alta (julho e agosto)

 Os preços aumentam até 50% pela costa;  É Aconselhável reservar hotéis com antecedência. Todo o Vietname, exceto o extremo norte, é quente e húmido, com a monção de verão trazendo aguaceiros.

Época intermédia (dezembro até março)

Durante o festival Tet, todo o país está em movimento e os preços aumentam. O norte de Nha Trang pode ter clima frio. São expectáveis condições de frio no norte em geral. No extremo sul é normal céu limpo e sol.

Época Baixa (abril até junho e setembro até novembro)

Talvez o melhor momento para percorrer toda a nação. No entanto, os tufões podem atacar o litoral central e norte até novembro.

Visto

As formalidades nos aeroportos internacionais do Vietname são geralmente mais suaves do que nas fronteiras terrestres. Algumas nacionalidades precisam de um visto antecipado para todas as visitas, outras não. O período padrão de estadias para vistos de turista é de 30 dias; Para as nacionalidades isentas de visto, é de 15 dias.

 Tipos de vistos

A situação de visto mudou recentemente para muitas nacionalidades e é fluída. É aconselhável consultar as normas mais recentes.

Visa on Arrival (VOA)

Visa on Arrival (VOA) é o método preferido para a maioria dos viajantes que chegam pelo ar, uma vez que é mais barato, mais rápido  e não é necessário separar-se do seu passaporte, colocando-o numa embaixada. As agências de vistos on-line enviam-lhe o VOA diretamente. Só pode ser usado se for voar para qualquer um dos cinco aeroportos internacionais do Vietname. O processo é direto: basta preencher um formulário de inscrição on-line e pagar a taxa da agência (cerca de US $ 20). Receberá por e-mail uma carta de aprovação VOA assinada pela imigração vietnamita que deve imprimir e mostrar na chegada, onde de seguida se paga a taxa de marcação de visto em dólares americanos, apenas em dinheiro. A taxa de carimbo de entrada única é de US $ 25, uma taxa de inscrição de entrada múltipla é de US $ 50.

Vistos através de uma embaixada ou consulado

Também é possível obter vistos através de embaixadas e consulados vietnamitas em todo o mundo, mas as taxas normalmente são muito maiores e, (dependendo do país) o processo pode ser lento. Na Ásia, os vistos vietnamitas tendem a ser emitidos em dois a três dias úteis no Camboja, ou na Europa e na América do Norte leva cerca de uma semana.

E-visas

Um programa piloto de visto eletrónico introduzido no início de 2017 permite aos visitantes solicitar vistos online através do Departamento de Imigração do Vietname. Cidadãos de 40 países são elegíveis, incluindo os do Reino Unido e dos EUA (embora não australianos, canadenses ou neozelandeses). Os vistos eletrónicos são de entrada única, válidas por 30 dias ( não extensível ) e custam US $ 25. O processamento demora entre três a cinco dias. No entanto, este sistema de e-visa não está ainda implementado de forma eficiente. O site oficial é propenso a falhas e muitas vezes não consegue carregar. Também ouvimos falar de vários casos em que os aplicativos foram retirados e as fotos rejeitadas por não serem perfeitas. Houve relatos de visitantes que foram deportados devido a detalhes incorretos (tais como data de nascimento ou nomes incorretos) no formulário de inscrição on-line. Se solicitar um e-visa, verifique se todas as informações fornecidas são 100% precisas. Os vistos electrónicos podem ser aplicados  em www.immigration.gov.vn.

Aeroportos principais:

-Cam Ranh International Airport

-Danang Airport

-Noi Bai Airport

-Phu Quoc International Airport

-Tan Son Nhat International Airport

-Cat Bi International Airport

Fuso Horário

GMT +7

Telecomunicações e Internet

  • Indicativo +84
  • Internet Wifi disponível em praticamente todos os hotéis e cafés nas grandes cidades e atrações turísticas. Em Saigon é excelente.

Religião

O Vietname é oficialmente um país ateu, tal como foi declarado pelo regime comunista do país. Embora em teoria o país goze da liberdade de religião, na prática apenas oito religiões são oficialmente permitidas. A mais significativa é o Budismo Mahayana e as outras sete religiões são o catolicismo, o protestantismo, o budismo Theravada, o Islamismo, Hoa Hao e Cao Dai. Uma grande percentagem dos vietnamitas consideram-se não religiosos, no entanto muitos vietnamitas continuam a praticar costumes religiosos “informais” e religiões populares, a maioria não reconhecidas pelo governo.

Saúde

Aconselha-se a vacina contra a Hepatite A e Febre Tifóide, apesar de muitos viajantes não as tomarem e de o risco ser relativamente baixo. O país está livre de Febre Amarela e o risco de Malária e Encefalite Japonesa é baixo, principalmente se as estadias nas zonas rurais forem somente de alguns dias. De qualquer forma, uma ida à consulta do viajante e a prevenção anti-mosquito é sempre recomendável.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *