11 Principais atrações em Roma

1-Coliseo de Roma

Sendo uma das sete maravilhas do mundo moderno, não se pode ir a Roma sem visitar o Coliseu. Uma vez lá dentro, imagine o Anfiteatro com 50000 espetadores a vibrar, sedentos de sangue dos combates de gladiadores, lutas com animais e outros eventos sanguinários.

2-Fontana de Trevi

É a fonte mais famosa de Roma, quer pela sua beleza e detalhes, quer pelos rituais aos quais está associada. De arquitetura Barroca, está ligada a duas superstições: na primeira consta que, quem lançar uma moeda de costas para a fonte, irá voltar de certeza a Roma; na segunda, a lenda diz que, os apaixonados que matarem a sua sede no pequeno chafariz ao lado da Fontana de Trevi (Fontana degli Innamorati), ficarão juntos para sempre.

3-Monumento a Vitor Emanuel

 

É um monumento de Honra a Vitor Emanuel II, o 1º rei de Itália unificada, considerado o pai da Patria Italiana. Imponente, todo construído em mármore branco, possui 135 metros de largura e 70m de altura. É conhecido pelos romanos, em forma de graça, como a “maquina de escrever” ou o “bolo de casamento”, devido ao seu aspeto. 

4- Vaticano 

Apesar de situado em Roma, o Vaticano é uma Cidade-Estado independente soberana, sede da Igreja Católica. Com aproximadamente 44 hectares e pouco mais de 800 habitantes, é o menor estado territorial do mundo. Os museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basilica de S.Pedro são de visita obrigatória! E claro, ir a Roma sem ver o Papa…”

 5-Fórum Romano

Considerado como o coração da Roma Antiga, foi durante centenas de anos o centro da vida pública romana. Ruínas de santuários, templos, altares, estátuas, visitar o Forum Romano é uma autêntica viagem no tempo. 

6- Panteão

 É um dos monumentos de Roma antiga mais bem preservados do mundo. Com mais de dois mil anos de existência, foi construído como um templo dedicado a todos os deuses romanos. É famoso pela sua cúpula gigante, que permite a entrada de luz natural e pelas 8 colunas de granito na entrada do monumento. Lá dentro estão os túmulos do Rei Vittorio Emmanuele II o o pintor Rafaello. 

 7-Palatino 

É considerado uma das sete colinas da cidade de Roma, e está situado próximo do Forum Romano, Coliseu e Circo Máximo. Com cerca de 70 metros de altura, compreende várias ruínas, entre as quais o Estádio de Dominiano, onde decorriam as atividades desportivas  da época.

 8-Piaza Navona 

Sendo um dos melhores locais para apreciar a arquitetura barroca em Roma, esta é uma das praças mais populares, quer para turistas quer para residentes.  A sua forma alongada e arredondada no final mostra que este espaço já foi o local de uma arena romana, onde os locais assistiam a eventos artísticos e desportivos.

 9-Monte Capitolino

 

Também denominado de Capitólio, é uma das famosas 7 colinas de Roma, situado entre o Forúm Romano e o antigo Campo de Marte. Nesta praça desenhada por Michelangelo, estão os Museus Capitolinos e, na esquina entre o Palazzo Senatorio e o Palazzo Nuvo está uma réplica da escultura da Loba Capitolina que faz parte da Lenda de Rómulo e Remo (a escultura original está dentro dos museus capitolinos). 

10- Praça de Espanha

Foto de: https://www.romeapartments.com/spanish-steps-apartments/

É uma das mais famosas praças de Roma, principalmente devido à sua monumental escadaria com 135 degraus, que leva até à  Igreja Trinità dei Monti. No centro da praça está a Fontana della Barcaccia, uma fonte em forma de barca, de arquitetura barroca.

 11- Castelo de Sto. Ângelo 

Também conhecido por Mausoléu de Adriano, este castelo é atualmente um museu, situado próximo do Vaticano. O Castelo tem este nome, pois o Papa Gregório I afirmou ter visto um anjo no topo do castelo, no ano de 590, quando Roma sofria de uma epidemia que matou centenas de pessoas. O Papa afirmou que o anjo aparecera para cessar a epidemia e então foi construída uma enorme estátua em homenagem ao arcanjo no topo do edifício.  Actualmente, o castelo ficou conhecido no mundo por causa do livro Anjos e Demónios, de Dan Brown, recebendo centenas de milhares de turistas todos os anos. Em frente a este castelo situa-se a Ponte de Santo Ângelo, sobre o Rio Tibre, ornamentada  por doze estátuas de anjos.

 

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *