Sobre Timor-Leste

Viajar em Timor-Leste, o país mais recente da Ásia, é uma verdadeira aventura. Subir às montanhas com maravilhosas paisagens pelo caminho, mergulhar em corais intocados, conhecer a história sangrenta do país, desbravar o país de mota pelas estradas loucas, ver fantásticos Pôr-do-Sol nas praias de Dili, contactar com os simpáticos, curiosos e acolhedores Timorenses, este país é uma caixa de surpresas.

Apesar de estar em rápido desenvolvimento, Timor-Leste ainda não está completamente preparado para o turismo, especialmente no que diz respeito às estradas. No entanto, para quem tem espírito de aventura e gosta de partir à descoberta, este é o país ideal.

Capital

 Dili

Língua oficial

Português e Tetúm

Dinheiro

  • Moeda Oficial – Dólar Norte-Americano (USD);
  • Cartões de crédito e ATM – Existe um número reduzido de ATM em Dili e Baucau. Quer nos ATM quer em restaurantes, lojas, hotéis, etc, aceitam-se principalmente cartões Visa. Os cartões de crédito podem ser usados em alguns dos principais hotéis e em poucos restaurantes da capital.

Clima

 A temperatura oscila entre os 19 e os 35 graus. A estação seca é entre maio e novembro (sendo a melhor altura para viajar, entre finais de abril e julho) e a época das chuvas normalmente entre os meses de dezembro e abril.

Visto

 Titulares de passaporte português não necessitam de visto por 90 dias.

Outras nacionalidades – visto na chegada ao aeroporto de Dili ou ao porto marítimo, US $ 30 por 30 dias. Para as chegadas pela fronteira terrestre, a maioria das nacionalidades precisa de um visto antecipado.

Aeroportos

Aeroporto Internacional Nicolau Lobato (Dili)

Fuso Horário

GMT + 8 (Verão) ou +9 (Inverno)

Comunicações

  • Indicativo +670
  • Chamadas telefónicas – Os cartões SIM Timor Telecom, Telkomsel e Telemor podem ser usados ​​em telefones desbloqueados. Boa cobertura em todos os principais centros populacionais;
  • Internet – Vários hoteis e hosteis em Dili tem acesso wi-fi gratuito. Com um cartão SIM local no telemóvel, poderá ter acesso à internet facilmente.

Religião

90% católica

Saúde: 

  • Aconselhável vacinação de febre tifóide, hepatite A e B, encefalite japonesa;
  • Aconselha-se o uso de repelente de insetos (particular atenção à transmissão de malária e dengue);
  • Antibióticos e outros produtos farmacêuticos são facilmente comprados em Dili, mas são difíceis de encontrar em outros lugares.

É aconselhável beber apenas água engarrafada.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *