Sobre a Bolívia

A Bolívia abraça uma espantosa variedade de paisagens e climas, que vão desde desertos de areia, de sal e de rochas, até lagoas coloridas, às montanhas geladas dos Andes e espantosas florestas tropicais e savanas da Amazónia.

É um país de grande diversidade cultural que, apesar de três séculos de domínio colonial espanhol, tem ainda muitas manifestações culturais indígenas.

No entanto, viajar na Bolívia exige ter espírito aventureiro, paciência e estar preparado para alguns percalços durante a viagem. O turismo neste país carece ainda bastante de organização…

Apesar de ser um dos países menos visitados da américa do Sul, é um dos destinos menos dispendiosos do continente, e a sua riqueza e diversidade cultural e paisagística valem bem a pena a visita.

O meu conselho: parta à aventura!

Capital

La paz (administrativa)

Sucre (constitucional, judicial)

Língua oficial

Espanhol, Quechua, Guarani e Aimará

Dinheiro

  • Moeda Oficial – Boliviano. O Dólar dos EUA também é utilizado correntemente (apenas notas em bom estado de conservação;
  • É conveniente ter na carteira uma pequena quantidade de dinheiro local para despesas do dia a dia.
  • Cartões de crédito e ATM – Cartão de crédito mais utilizado é o American Express. ATM frequentes nas médias e grandes cidades.
  • Câmbio – Não é aconselhável trocar dinheiro em qualquer lugar, pois há muitas notas falsificadas em circulação. Peça uma indicação no hotel ou no escritório oficial de turismo. Na fronteira ou no aeroporto, troque apenas o suficiente para as despesas mais imediatas, pois a taxa de câmbio normalmente não é boa.

Clima

Época baixa – (novembro a abril) – É o verão, e ao mesmo tempo a estação das chuvas.  Mais difícil para escaladas, bicicleta e transportes.

Época alta – (maio a outubro) – Mais dias de sol, mas mais frio no altiplano. Melhor para escalada, caminhadas e bicicleta. Transporte mais fácil, preços altos.

Outubro a novembro – é uma boa altura para ver o Salar de Uyuni.  Boa altura  para conseguir bons preços.

Visto

Não é necessário visto durante um período de três meses.

Aeroportos principais

Aeroporto Internacional de El Alto (LA Paz);

Aeroporto Internacional Jórge Wilstermann (Cochabamba);

Aeroporto Internacional Juana Azurduy de Padilla (Sucre);

Aeroporto Internacional Viru Viru (Santa Cruz de La Sierra).

Fuso Horário

 GMT –  4.00h

Telecomunicações e Internet

  • Indicativo +591
  • Chamadas telefónicas – na Bolívia existem três operadoras: Entel, Tigo e Viva. Recarregar o telemóvel é muito fácil, os cartões de recarga podem ser vendidos também em pequenas lojas locais. Basta raspar e seguir as instruções no verso.
  • Internet – geralmente, não é fácil achar redes Wi-Fi na Bolívia, exceto em hotéis e hosteis nas zonas mais turísticas.  A solução será ter o chip de alguma operadora no seu telemóvel com algum pacote recarregável de internet.

Religião

 98% católicos

Saúde

 A vacina da febre amarela pode ser requerida na alfandega.

Nas zonas de maior altitude, (superiores a 3000m) as pessoas podem sentir a “doença da altura” (el soroche, como é conhecida pelos locais), que se traduz em dificuldades respiratórias, dores de cabeça e cansaço. O ideal, é fazer a subida gradualmente, evitando migrar de regiões próximas ao nível do mar para áreas acima dos 3.000 metros. Exemplo: Santa Cruz de La Sierra (400 metros acima do nível do mar), Potosí,( 3.967 metros de altitude), Sucre (2.810 metros). É aconselhável ainda ser moderado na ingestão de sólidos e líquidos nas primeiras horas após a chegada, para permitir a adaptação e evitar  grandes esforços físicos no primeiro dia.  Os locais aconselham mascar folha de coca ou mate de coca e em casos mais difíceis tomar a medicação adequada (Soroche). Esta medicação não deve ser tomada depois das 15h e não exagere na dose senão pode causar taquicardia. As pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares deverão consultar o seu médico antes de ir para estas zonas.

Evite comer alimentos crus, prefira frutas que se possam descascar e beba sempre água mineral engarrafada, tendo o cuidado de verificar se ela está selada.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *