11 Documentos necessários para a sua viagem

A documentação é provavelmente um dos fatores mais importantes a ter em conta quando se planifica uma viagem. Sem a documentação adequada, poderá nem entrar no avião. Para que isso não aconteça, segue a listagem generalista dos documentos a considerar se está a pensar viajar. (No entanto, aconselho uma pesquisa mais específica, relativamente ao seu país de residência, e aos seus destinos. Cada caso é um caso.).

Conselho grátis: tire fotografia a todos os seus documentos, guarde numa pen, na icloud, na dropbox, ou em qualquer outro suporte. No caso de perder todos os seus documentos (o que em viagem não é difícil), será mais fácil resolver o problema.

1.Cartão de Cidadão

É aconselhável verificar o prazo de validade do seu Cartão de Cidadão antes de viajar.

2-Passaporte

Atenção! O passaporte tem de ter um prazo de validade superior a 6 meses quando viaja. Algumas alfândegas e companhias aéreas não aceitam a entrada com validade de passaporte inferior a esta! Para não ter problemas, não facilite.

3-Carta de Condução

Se pensa conduzir no seu destino, tem de ter atenção a alguns detalhes. Se é europeu, a sua carta de condução é valida para os países da união europeia. Se vai viajar para outros continentes, é necessário carta de condução internacional, para não ter problemas com as autoridades. E atenção, verifique caso deseje conduzir motociclos, se está referido na carta de condução internacional.

4-Visto

É importantíssimo verificar se, de acordo com a sua nacionalidade, é necessário visto para entrar no destino que pretende. Em grande parte dos países, o visto é realizado à chegada ao aeroporto, preenchendo simplesmente um formulário. No entanto, há alguns países cujo acesso é mais complicado, sendo necessário efetuar um pedido de visto online, ou dirigir-se ao consulado. É importante ainda referir que por vezes este processo pode demorar mais de um mês em alguns casos. Não facilite…

5-Boletim de Vacinas e Certificado de Vacinação Internacional

Especialmente se vier ou for viajar para algum destino potencialmente perigoso a nível de epidemias, ou estiver algum país em alerta devido a contágios, poderá ser exigido estes documentos pela Alfandega.

6-Comprovativo de Seguro de Viagem

Alguns países exigem o seguro saúde ou o que conhecemos como seguro viagem. Mais uma vez, antes de viajar, deve-se verificar se o país de destino o exige.

7-Cartão Europeu de Seguro de Doença

Conhecido por Cartão Europeu de Saúde, permite aos cidadãos da União Europeia, Lichtenstaine, Noruega, Islândia e Suíça, o benefício de assistência médica durante estadias temporárias nestes países.

Este documento permite ao cidadão ser reembolsado no seu país de origem pelos custos dos serviços de saúde recebidos num destes 32 Estados.

8-Comprovativo de Saída do País

São vários países que exigem o comprovativo de saída do país, seja ele um bilhete de regresso  de avião ou outro. Verifique se o seu país de destino o exige e, se for o caso, leve o documento impresso.

9-Comprovativo de Hospedagem

Também neste especto, alguns países (como por exemplo a China), exigem um comprovativo de reserva de hospedagem durante a sua estadia no país. Mesmo que depois tenha de cancelar caso existam alterações na sua viagem, leve estes documentos impressos.

10-Carta Convite

Se for ficar em casa de algum cidadão de outra nacionalidade que reside legalmente no destino que pretende, nos países que requerem comprovativo de hospedagem, terá de ter uma carta convite. Peça para o seu anfitrião verificar se há necessidade de registar a carta convite em algum órgão oficial do país dele. Há inúmeros modelos de carta convite na internet e é recomendável que seja feita uma versão em inglês e uma versão na língua do país onde o anfitrião reside.

11- Comprovativo financeiro

Em alguns países, na alfandega, é pedido um comprovativo financeiro que comprove que tem condições financeiras para se manter no país durante a sua estadia. Pode comprovar o valor por meio do extrato da sua conta bancária, extrato do seu cartão pré-pago de viagem, extrato que comprove o limite disponível no cartão de crédito. De preferência, leve o documento impresso.

Nota- por vezes, apesar de, por regra alguns documentos serem solicitados na alfandega de determinado país, eles não são pedidos. Apenas forneça ao agente da alfandega o que for solicitado.

Share some Love:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *